Clínica de Fertilidade e Reprodução Humana. Tel: (11) 5053-2222 Av. Brasil 2283. São Paulo. e-mail

Glossário

Abortamento search for term

Perda espontânea de um embrião viável ou feto no útero.

andrologista search for term

Cuida da saúde masculina. Precisamente no que diz respeito às funções reprodutoras e sexuais, tratando desde casos leves de distúrbios no sêmen até os casos mais complexos, como a azoospermia

Andrógeno search for term

Hormônio que estimula a atividade dos órgãos sexuais masculinos acessórios e promove o desenvolvimento das características sexuais masculinas. Também é produzido em pequenas quantidades em indivíduos do sexo feminino.

Assistente social search for term

Quando se fala em problemas para ter filhos, não importa a classe social. A questão atinge casais de alta e baixa renda. O assistente social vai auxiliar homens e mulheres mais humildes, que querem fazer tratamento para engravidar e não podem pagar. Em muitos casos, eles fazem serviços filantrópicos ou trabalham no setor público.

azoospermia search for term

Ausência de espermatozóides ejaculados

bebê de proveta search for term

Bebê de proveta é um bebê proveniente de uma inseminação artificial ou fertilização in vitro, ou seja, não resulta de uma fecundação em condições naturais proveniente de uma relação sexual entre um homem e uma mulher, mas antes da fecundação gerada em laboratório.

consulta de triagem search for term

É uma consulta médica sem o intuito de resolver o problema e nem mesmo diagnosticar com precisão. A idéia é classificar o paciente dentro das probabilidades diagnósticas e encaminhar para o especialista no assunto que receberá o paciente e só então iniciará as condutas a serem tomadas. Pode parecer redundância ou exagero, mas essa é uma ótima maneira de um paciente chegar no especialista mais indicado para o seu problema.

Contagem de espermatozóides search for term

O número de espermatozóides em uma ejaculação. Também chamada concentração de espermatozóides e expressa como o número de espermatozóides por mililitro.

corpo lúteo search for term

Uma estrutura que se forma no local de um folículo ovariano após este liberar um ovo. O corpo lúteo libera estrógeno e progesterona, dois hormônios necessários para a manutenção da gravidez; se esta acontece, o corpo lúteo funciona por cinco ou seis meses; se não acontece, ele pára de funcionar. Estrutura responsável por produzir estrogênio e progesterona.

Criopreservação search for term

Muitos centros de ART têm condições de preservar embriões para uso futuro. Uma vez congelados e armazenados, os embriões permanecem viáveis por longo tempo e a criopreservação permite que alguns deles sejam usados num ciclo de ART e outros sejam armazenados para uso posterior, em um ciclo sem estimulação hormonal.

Doação de óvulos search for term

Doação de óvulos é o processo no qual uma mulher fértil produz um ou mais óvulos (também conhecido como ova ou oocitos) para uma mulher infértil com propósitos de reprodução assistida. Depois que os óvulos são obtidos do doador, o papel do doador de óvulos está completo.
O processo envolve fertilização in vitro tão logo os óvulos sejam fertilizados em laboratório e os embriões resultantes são então transferidos para o útero da paciente.
Se isso resultar em nascimento, o receptor não estará biologicamente relacionado ao recém-nascido. Mas para os registros, ela será a mãe de nascimento.

Embriologista search for term

Cuida da fertilização dos gametas e do desenvolvimento inicial do embrião. Na inseminação artificial, fica responsável pela preparação do espema que vai ser injetado na mulher. Na FIV, seleciona os espermatozóides e óvulos para a fecundação no próprio laboratório, ou in vitro, como é chamado o processo. Além de executar a fertilização, o embriologista também fica encarregado do congelamento dos gametas e pré-embriões para que sejam usados posteriormente. Sua formação pode ser a medicina, biologia ou biomedicina.

Embrião search for term

Termo usado para descrever os estágios iniciais do crescimento fetal, a partir da concepção até a oitava semana de gravidez.

Enfermeiro search for term

Auxilia os médicos em todos os processos do tratamento. Orienta pacientes sobre o uso da medicação prescrita, trabalha no centro cirúrgico durante os procedimentos de coleta de óvulos, espermatozóides e tranferência de embriões e lida diretamente com o paciente.

Especialista em fertilidade search for term

Médico, normalmente ginecologista, que se especializou na área de fertilidade. O American Board of Obstetrics and Gynecology certifica como tendo uma subespecialidade em Ginecologia-Obstetrícia aqueles que recebem treinamento extra em Endocrinologia Reprodutiva (o estudo dos hormônios) e infertilidade. A especialidade ainda não é reconhecida no Brasil.

Especialista em Reprodução Assistida search for term

Fertileuta. São médicos, ginecologistas ou andrologistas na grande maioria, que se especializam em reprodução assistida. É o médico que vai definir o esquema e o protocolo mais indicado para cada casal que esteja enfrentando dificuldades para engravidar naturalmente.

Espermatozóides search for term

A célula microscópica que carrega a informação genética do indivíduo do sexo masculino para o ovo proveniente do indivíduo do sexo feminino; a célula reprodutiva masculina; o gameta masculino.

Esterilidade search for term

Esterilidade: Uma condição irreversível que impede a concepção.

Estrógeno search for term

Hormônio que estimula o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e controla o curso do ciclo menstrual. Também é produzido em pequenas quantidades em indivíduos do sexo masculino.

Fertileuta search for term

Especialista em Reprodução Assistida. São médicos, ginecologistas ou andrologistas na grande maioria, que se especializam em reprodução assistida. É o médico que vai definir o esquema e o protocolo mais indicado para cada casal que esteja enfrentando dificuldades para engravidar naturalmente.

fertilidade search for term

Fertilidade é o termo empregado para categorizar a capacidade de produzir vida. Pode referir-se aos animais ou plantas aptos para a reprodução ou a um tipo de solo, água, ou clima, com características que permitam manter animais ou vegetais em abundância.

FSH search for term

Usamos a sigla em inglês para hormônio folículo estimulante (Follicle-Stimulating Hormone). É produzido pela hipófise, uma glandula, depois que ela recebe "instruções" do GnRH, em homens e mulheres. Nas mulheres, o FSH age sobre o ovário, induzindo o amadurecimento dos folículos e a formação do oócito. Nos homens é um dos responsáveis pela formação dos espermatozóides.

Gameta search for term

Uma célula reprodutiva. O espermatozóide em homens, o óvulo em mulheres.

GIFT search for term

Transferência Intratubéria de Gametas

Consiste na coleta de óvulos do ovário, que são transferidos imediatamente à trompa junto com o esperma.

Ginecologista search for term

Médico especialista em saúde reprodutiva da mulher e responsável pela avaliação da fertilidade feminina. Normalmente, é o ginecologista que faz o diagnóstico de algum problema de fertilidade do casal e o indica para as clínicas de reproduçõ assistida.

GnRH search for term

Sigla para Ganadotropin-Releasing Hormone (hormônio liberador das gonadotrofinas, em inglês). É produzido pelo hipotálamo, uma região cerebral, e atua sobre a hipófise, estimulando a produção de dois outros hormônios: FSH e LH

gravidez search for term

A gravidez se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo durante a ovulação pelo espermatozóide, envolvendo o subseqüente desenvolvimento do feto gerado no útero

HCG search for term

Sigla em ingles para gonadotrofina coriônica humana (Human chorionic gonadotropin). É o hormonio da gravidez, que começa a ser produzido pelo próprio embrião imediatamente após a concepção. Ele mantém o corpo lúteo, que sem HCG dura apenas oito dias, por até três meses, quando a placenta já está formada e pode assumir a produção de progesterona e estrógeno. A molécula do HCG tem duas partes: uma chamada de alfa que é muito semelhante à parte do FSH e LH e a segunda chamada de beta, é diferente de todos os outros hormônios. Por isso, o teste de gravidez verifica a dosagem do beta-HCG: a partir de determinado valor, significa que a mulher está grávida

histerossalpingografia search for term

Exame de imagem que avaliará a anatomia e funcionalidade das trompas

Indução da ovulação search for term

O princípio da indução da ovulação é estimular os ovários (com indutor da ovulação) a produzir um pequeno número de óvulos (em torno de três), e permitir que a fertilização ocorra por coito programado sob monitorização.

infertilidade search for term

A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores e dos gâmetas.

LH search for term

sigla em inglês para hormônio luteotrófico (Luteinizing Hormone). Forma uma dupla com o FSH: também é produzido na hipófise, a partir de estímulos do GnRH, e também em homens e mulheres. Nas mulheres, ele age depois do FSH: estimula o amadurecimento do oócito e a ovulação. Também é o LH que faz com qu apareça, após a ovulação, o corpo lúteo. O LH mantém o corpo lúteo por oito dias. Nos homens ele é o outro responsável, junto com o FSH, por estimular os testículos a produzir espermatozóides.

MESA search for term

Micro Epididymal Sperm Aspiration

Indicado nos mesmos casos da PESA, porém a técnica de aspiração é um pouco mais invasiva, por necessitar de uma incisão sobre a pele.

Ovulação search for term

A liberação do ovo a partir do folículo ovariano.

oócito search for term

estágio intermediário entre o folículo e o óvulo

Pesquisador do laboratório de andrologia e criopreservação search for term

Responsável por avaliar as células reprodutoras masculinas em exames laboratoriais, como o que mede a quantidade de espermatozóides existentes no sêmen. Também ajuda no processo de congelamento de espermatozóides e embriões. Os pesquisadores podem ser biólogos ou biomédicos especializados.

Progesterona search for term

O hormônio produzido pelo corpo lúteo durante a segunda metade de um ciclo da mulher. Ele espessa a camada de recobrimento interno do útero a fim de prepará-la para aceitar a implantação de um ovo fertilizado.

Psicólogo search for term

Apóia o casal no processo de busca da gravidez. Nem todos os casais tem indicação de acompanhamento psicológico. Mas os que sentirem necessidade, devem buscá-lo.

Reprodução Humana search for term

Reprodução Humana é a área da medicina que visa o tratamento da infertilidade e restabelecimento da fertilidade.

TESA / TESE search for term

TESA– Testicular Sperm Aspiration

TESE – Testicular Sperm Extration

Indicado nos casos em que não encontramos espermatozóides na punção epididimária (PESA/ MESA).

Testosterona search for term

O hormônio masculino responsável pela formação de características sexuais secundárias e que dá suporte à estimulação sexual. A testosterona também é necessária para a espermatogênese (desenvolvimento dos espermatozóides).

Tubas uterinas search for term

Reprodução Humana é a área da medicina que visa o tratamento da infertilidade e restabelecimento da fertilidade.

Ultra-sonografia search for term

Exame utilizado no lugar dos raios X para visualizar os órgãos reprodutores; por exemplo, para monitorizar o desenvolvimento folicular.

Vasoepididimostomia search for term

tratamento de obstrução epididimal

Vasovasostomia search for term

tratamento de reversão da vasectomia