Pular para o conteúdo
Principal » Reprodução Humana » Avaliação Clínica na Infertilidade

Avaliação Clínica na Infertilidade

A dúvida principal ao surgir a dificuldade para ter um filho é como fazer tratamento para engravidar. Será necessário ajuda para engravidar?

Na primeira consulta o casal será avaliado individualmente, ou seja, tanto o homem quanto a mulher serão investigados. A dificuldade para engravidar e suas causas serão investigadas. A infertilidade pode decorrer de um problema de apenas um, mas, muitas vezes, é uma associação de fatores em ambos. Portanto, é importante que o parceiro esteja presente na consulta para avaliação completa do problema.

Após uma avaliação inicial da história ginecológica, seus ciclos menstruais e ultrassom transvaginal, será solicitado perfil hormonal para avaliação de reserva ovariana e a histerossalpingografia.

Quanto ao parceiro, seus hábitos de vida serão avaliados, doenças prévias, histórico pessoal, perfil hormonal e espermograma para avaliar a qualidade espermática.
Nesta primeira consulta ainda não é possível saber o melhor tratamento e chances de engravidar, isso somente será possível no retorno com exames. Após essa avaliação o casal voltará a consulta para ser discutido o melhor tratamento possível.

Na avaliação inicial, apesar de não se ter ainda todas as informações necessárias, é possível estimar o custo de cada tratamento viável no caso. E a dúvida “quanto custa a inseminação artificial” pode ser sanada. Os custos envolvem os medicamentos, o laboratório, os exames e o profissional e pode variar dependendo de cada caso.

 

Aonde fazer a avaliação inicial? Marque consulta com Dra Juliana Amato. Tel (11) 5053-2222

 

Autor: Dra. Juliana Amato

Fonte: Amato, JLS. Em Busca Da Fertilidade. 2014

Neste vídeo, a Dra. Juliana Amato, ginecologista e obstetra, discute os exames utilizados para investigar a infertilidade feminina. Ela explica que para avaliar a fertilidade, são realizados exames hormonais no início e no final do ciclo menstrual, incluindo a dosagem do hormônio antimulleriano, que indica a reserva ovariana. Outro exame fundamental é o ultrassom transvaginal, que ajuda na contagem dos folículos antrais e fornece uma previsão da reserva ovariana. Além disso, a histerossalpingografia é utilizada para verificar a permeabilidade tubária. A Dra. Amato também enfatiza a importância dos antecedentes pessoais e familiares no diagnóstico, como histórico de ovário policístico ou endometriose, para uma avaliação completa da fertilidade feminina.

olá meu nome é Juliana Amato sou ginecologista e obstetra e hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre os exames de investigação da infertilidade da mulher aqui em consultórios e muitas mulheres tentando engravidar ou querendo saber como anda sua fertilidade como que a gente avalia a fertilidade feminina vamos lá existem alguns exames que a gente avalia para ver como está reserva varia então a gente faz as dosagens hormonais é no início do ciclo e no final do ciclo a gente pede um hormônio chamado antimulleriano que dá uma noção da reserva ovariana e essas peças dosagens desses hormônios associados com o antigo veriano calma na edição dessa reserva ovariana além disso ultrassom transvaginal com a contagem de políticos centrais nos prediz a reserva varia avaliação das trompas realizada por um exame chamado histerossalpingografia é o único exame que a gente consegue ver a permeabilidade tubária muito importante também os casos de infertilidade então para mulher a avaliação de seus hormônios a avaliação da sua trompa e avaliação da imagem do seu trunfo nem dos políticos centrais são os principais exames para avaliação da fertilidade associado a isso os antecedentes pessoais os antecedentes familiares contam muito no processo também pacientes jovens que já tiveram ovário policístico na adolescência pacientes que têm do mitre ozzy tudo vai ser avaliado e associado para predizer a sua reserva varia se você gostou do nosso vídeo inscreva se no nosso canal de seu like comente aqui abaixo e ativos nem de notificação para receber mais centros [Música]

Dra. Juliana Amato

Dra. Juliana Amato

Líder da equipe de Reprodução Humana do Fertilidade.org Médica Colaboradora de Infertilidade e Reprodução Humana pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduado Lato Sensu em “Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida” pela Faculdade Nossa Cidade e Projeto Alfa. Master em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva. Titulo de especialista pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e APM (Associação Paulista de Medicina).

>